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Caminho e tempo de Conversão no Google Analytics

29/03/2021 - Manual de ferramentas Google

O Google Analytics é uma ferramentas gigante que poucos analistas conseguem aproveitar por completo. Por isso, decidimos te ajudar a expandir as suas capacidades, mostrando alguns relatórios simples que podem ajudar muito na otimização de conversão do seu site. Confira!

IMPORTANTE: Esse material é para quem já cadastrou seus eventos de conversão no site. Confira aqui como fazer isso!

Caminho de Conversão

A maioria das vendas no site não acontecem na primeira visita do cliente.

O cliente online é pé frio, ele não gosta de arriscar com uma marca que ele não conhece, então é comum que ele faça várias consultas antes de finalmente comprar.

Com o relatório de caminho de conversão você consegue ver qual é o caminho mais comum que o usuário tomou antes da conversão.

Para acessar clique na aba esquerda em Conversões>Funis multicanal>Caminhos de conversão principais!

Quando o gráfico abrir ele vai mostrar os dados de todas as conversões. Selecione a conversão que você pretende estudar.

funil multicanal

No exemplo que eu estou mostrando, você pode ver que o caminho mais comum é o de tráfego Direto, ou seja é o usuário que acessa o site direto digitando o url no navegador.

Essa pessoa provavelmente é um cliente adquirido que veio fazer uma nova compra. Afinal ele não descobriu o site pesquisando no Google.

Você consegue notar também que tanto no tráfego de pesquisa paga, como de pesquisa orgânica o cliente ainda faz um segundo acesso direto.

No caso específico do meu site, isso acontece porque tem uma etapa de verificação de cadastro das informações do cliente.

Então, é normal (no meu caso) que o cliente saia do site e então volte depois de ter o seu cadastro aprovado.

Pra quem não conseguiu notar logo de cara a importância desse gráfico, a ideia aqui é tentar reduzir ao máximo o tamanho do caminho.

Quanto menos menos vezes o cliente precisa acessar o site para comprar melhor. O ideal mesmo é que ele consiga comprar em apenas um acesso.

Um caminho muito longo pode indicar que a sua oferta não é boa o bastante ou que o cliente não está conseguindo converter.

Mas não dá para concluir nada apenas com essa informação, temos também que estudar quanto tempo leva para o usuário converter.

Tempo de Conversão

O tempo de conversão indica do momento que o usuário entrou no site, quanto tempo ele demorou para converter.

O relatório de tempo de conversão leva em consideração todas as sessões do usuário num período de 30 à 90 dias.

Então - digamos - se eu vi um anúncio da Magazine Luiza, entrei no site e chequei o preço, mas só comprei na semana seguinte. O tempo de conversão é de 7 dias.

Para acessar o relatório de Tempo de Conversão clique na aba esquerda em Conversões>Funis multicanal>Intervalo de tempo!

tempo médio de conversão

O relatório vai ser parecido com esse da imagem.

Você pode notar que as conversões demorar em maioria, menos de 24h para finalizar: o que é bom!

Aqui nós também queremos reduzir ao máximo o tempo de conversão.

Quão mais rápido melhor porque o cliente não tem tempo de desistir da compra ou receber uma oferta melhor.

No meu caso, eu criei um email marketing que automaticamente lembra os abandonos de carrinho de finalizar a compra.

Esse tipo de ação pode ajudar a reduzir o tempo de conversão.

Análise de Funil de Conversão

Outra ferramenta que vai ajudas bastante a entender as conversões no seu site é o relatório de funil de conversão.

Para esse relatório eu preciso usar o Google Analytics 4 que tem uma ferramenta mais visual e interessante.

Lá no Google Analytics 4, selecione Análise>Centro de análise e então clique no gráfico funil de conversão.

Antes de tudo isso, que você precisa ter cadastrado todos os eventos de conversão do site no GA4. (Eu mostrei como fazer isso lá no meu conteúdo sobre o Google Analytics 4).

Em Passos clique em editar e selecione todos os eventos de conversão na ordem que eles tem que acontecer.

O resultado do relatório deve ser assim

funil multicanal

Aqui nós conseguimos ver que os "gargalos" de conversão são do Cadastro para Confirmar Valor e do Preenchimento de Perfil para o Beneficiário.

Mas não adianta só olhar para os números, precisamos pensar os motivos disso estar acontecendo.

No caso do Cadastro, o motivo é que o usuário que cadastra não necessariamente está interessado em confirmar valor.

Ou seja, essa é uma ramificação natural dentro das opções do cliente e isso não me interessa muito.

Já no caso do Preencher Perfil para Beneficiário, são ações que acontecem dentro do carrinho e que precisam acontecer em sequência.

Então me preocupa que o usuário está saindo do fluxo na etapa de preencher perfil e não está chegando no cadastro do beneficiário.

O que será que está acontecendo? Por que o usuário desiste no gargalo?

Para descobrir eu vou precisar de uma análise comportamental do usuário na etapa de preenchimento de perfil.

Posso usar o Hotjar pra isso, que sabe até fazer entrevista com clientes, mas o ponto é que agora eu sei qual é o problema de conversão do site e consigo estudar para descobrir soluções.

Viu como esses relatórios ajudam na otimização de conversão?

Eu espero que esse conteúdo tenha sido útil. Não deixe de comentar abaixo as suas dúvidas e até a próxima!

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