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Como tirar fotos para Loja Online

31/07/2020 - Ecommerce

As fotos dos produtos no seu Ecommerce são parte crucial para um bom desempenho de vendas. Afinal, a vitrine é a alma de uma loja.

Por isso, nesse guia, vamos mostrar como tirar fotos para lojas online e o que você pode fazer para atrair mais clientes com anúncios de produtos. Confira!

Por que as fotos importam tanto para a loja online?

Além de servir como imagem descritiva do produto, as fotos incluídas em ecommerce são utilizadas no que chamamos de “anúncios dinâmicos”, que tem um papel muito importante para o marketing digital.

Os anúncios dinâmicos têm várias aplicações e são utilizados por plataformas de marketing como os anúncios do Facebook, Instagram e Google Shopping para direcionar o tráfego à sua loja online.

foto do google shopping

Esses anúncios são gerados automaticamente a partir das informações de preço, descrição e imagem que são alimentados no seu ecommerce. Por isso, a qualidade das fotos é um fator importante, já que essas imagens serão responsáveis por atrair novos clientes.

Além disso, para utilizar anúncios dinâmicos as fotos da sua loja online precisam estar de acordo com os requisitos mínimos que as plataformas de anúncio exigem.

Requisitos técnicos para fotos de loja online

Nesse guia, vamos utilizar como referência as especificações de imagem do produto para catálogos do Facebook e o guia de boas práticas de imagem do Google Shopping.

Essas duas plataformas são as mais comuns para uso de anúncios de produtos, mas se você for utilizar outra plataforma, é sempre bom dar uma olhada nos guias de suporte para se informar sobre os aspectos técnicos que as suas fotos vão ter que obedecer.

As especificações são:

  • A imagem tem que ser quadrada (1:1);
  • Resolução 1080x1080;
  • Usar fundo branco;
  • Mostrar o produto por inteiro;
  • Ser uma imagem real do produto;
  • Caso seja um pacote, todos os produtos inclusos devem ser representados;
  • Não ser maior que 16MB;

 

As imagens NÃO podem:

  • Incluir texto;
  • Incluir preço;
  • Incluir marca d’água;
  • Incluir medidas;
  • Incluir logo;
  • Ser uma imagem meramente ilustrativa e não o objeto real;
  • Incluir a imagem de qualquer produto que não esteja incluso na oferta.

 

É recomendado:

  • Mostrar o produto em diferentes ângulos, caso você inclua mais de uma imagem;
  • Caso o produto seja montável ou retrátil, mostrar todas as suas formas;
  • O produto deve ocupar entre 75% a 90% do espaço da foto;
  • Se o produto tem variável (preço, modelo) criar uma página para cada produto com a sua respectiva imagem;
  • Capturar a imagem no formato desejado, sem ampliar depois.

suporte de imagem do google

Ainda sobre as especificações técnicas: é bom lembrar que se as suas imagens não estão de acordo com essa política é necessário removê-las das extensões como o Gerenciador de Catálogos do Facebook e do Google Merchant Center, já que o uso de imagens que não obedecem a essas políticas pode gerar punição para a sua página.

Como começar a tirar fotos para a sua loja online

O ideal é começar avaliando a qualidade das fotos dos seus concorrentes. O jeito mais fácil de fazer isso é pesquisando pelos produtos no Google e olhando os resultados do Google Shopping.

Você pode fazer a mesma coisa no Instagram, na aba de busca e selecionar os resultados de Shopping.

A princípio, pode parecer desmotivador olhar para todas essas fotos, sabendo que você ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não se desanime.

Esse processo é importante porque vai nos ajudar a ter ideias de como destacar os produtos.

Lembre-se que o seu cliente está fazendo essa mesma busca e encontrando estes mesmos resultados. O que você pode fazer para se destacar?

Muitas vezes, o simples posicionamento do produto na foto, já pode destaca-lo.

Se eu pesquiso por um tênis e acho um mar de produtos na horizontal, será que um produto na diagonal ou vertical, já não é suficiente para atrair os olhos?

A valorização do design também é outro ponto interessante a considerar. Se o seu produto ganha mais vida ao ser usado ou em movimento, você pode tentar capturar o seu uso e depois, com a edição de imagem, adaptar a foto as especificações técnicas que discutimos antes.

Na prática, o processo de tirar a fotos, editá-las e alimentar o sistema da loja virtual pode tomar bastante tempo. Você provavelmente vai precisar de pelo menos um funcionário, ou até uma equipe inteira dedicada a atualizar os produtos no ecommerce.

Essa é uma tarefa multidisciplinar. Raramente você vai encontrar um fotógrafo que tem experiência com edição em photoshop e ainda sabe analisar estratégia e marketing digital para configurar seus anúncios dinâmicos.

Claro, o ideal é que a maioria desses procedimentos sejam automatizados dentro da plataforma de ecommerce. É por isso que no momento de escolher como desenvolver a sua loja online, você precisa ficar atento para garantir que a sua plataforma inclui as integrações que permitem a automação dos anúncios.

As fotos, por enquanto, ainda precisam ser tiradas manualmente e como elas influenciam muito na conversão, eu recomendo que você realmente invista treinamento para a sua equipe e equipamentos de qualidade.

Hoje, eu espero que você tenha entendido o básico de como tirar fotos para a sua loja online. Boa sorte e até a próxima!

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