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Desenvolvimento de sites em Criciúma: Desafios e Oportunidades

18/06/2020 - Estratégia

Se você quer começar a desenvolver um site agora mesmo, conheça a Cayman!

Sendo Criciúma a nossa cidade natal, faz todo sentido falar sobre os desafios e oportunidades que surgem no desenvolvimento de sites para empresas locais.

Nesse blog vou explicar um pouco do processo de desenvolvimento e como ele afeta a sua estratégia de negócios no digital, especialmente para negócios regionais. Boa leitura!

Por que desenvolver um site em Criciúma?

Criciúma é uma cidade relativamente pequena.

Como a maioria dos negócios, para empresas de pequeno e médio porte, acontecem por contato direto ou recomendação eu vejo que muitas vezes existe esse questionamento sobre a validade de se fazer um site.

Claro, tudo isso mudou quando a pandemia atacou. Ainda assim, vale a pena avaliar se esse investimento vai gerar retornos para a sua empresa.

Trazendo a discussão para o mercado de Criciúma eu vejo que muitas empresas fazem os seus sites como quem faz uma placa: como se a presença digital fosse apenas uma seta apontando para a porta da sua loja ou escritório.

Uma coisa que precisamos definir já no início é que um site requer um investimento contínuo de recursos – tempo e dinheiro – para gerar resultados. Não adianta só fazê-lo e deixa-lo as moscas.

Outra questão é descobrir se o site é ferramenta digital que a sua empresa precisa, considerando que existem outras opções que solucionam o problema de angariar novos clientes de forma mais barata.

Isso é verdade particularmente se você tem uma pequena empresa.

Caso o seu único interesse seja criar um canal de vendas digital, o mais fácil é participar de um marketplace como o Ifood, ou – pra você criciumense – o MeuBarato.

No caso de pequenos varejistas ainda existem as opções dos hubs para venda direta em marketplace ou até mesmo pelas mídias sociais.

Quando desenvolver?

Desenvolver um site só passa a valer a pena quando junto ao site existe uma estratégia de marketing e vendas.

Seja para o site institucional até o e-commerce, a sua empresa precisa de uma estratégia para a captação de usuários e para transformação desses usuários em clientes.

Feito isso, o site ainda toma o papel de endereço digital, como um ponto de encontro entre empresa e cliente e, sendo assim, é interessante que o site seja desenvolvido de maneira a permitir que o atendimento e serviços possam ser oferecidos dentro do próprio site.

Mas não é só com isso que você deve se preocupar.

Sabendo que o ambiente digital é vasto, o seu site precisa trabalhar para aparecer na frente dos seus concorrentes no momento da busca pela solução. Geralmente isso acontece no Google ou nas mídias sociais.

SEO Local

O destaque de empresas no digital tem método: nós chamamos de otimização de buscadores – ou SEO.

Particularmente para empresas locais – como as de Criciúma – ainda existe uma variação do SEO, que leva em consideração as ferramentas do Google para dar destaque a empresas regionais. Chamamos isso de SEO Local.

O SEO Local nada mais é do que um conjunto de estratégias feito para dar destaque a uma empresa regional na internet.

Dentro desse termo, existem vários aspectos técnicos que o desenvolvedor tem de levar em conta na hora convencer o Google que o seu site é um portal com relevância e que entrega uma boa experiência ao usuário.

Essa relevância é baseada em várias métricas que medem o engajamento dos usuários e a qualidade técnica do site.

É papel do desenvolvedor analisar o planejamento do site para garantir que essas métricas serão otimizadas, mas o projeto não acaba aí.

Depois de finalizado o site a equipe de marketing ainda precisa criar os canais para aquisição de clientes. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas é importante que nesse processo o site seja o destino para onde o trafego deve fluir.

Orçamentos de anúncio em Criciúma

Muitos empresários olham para o ambiente digital como sendo extremamente competitivo. Eles não estão errados.

É aqui que existe outra grande vantagem para a empresa local: a otimização de orçamento em anúncios.

Sendo que o seu orçamento é limitado e que os seus concorrentes nacionais têm milhões de reais para gastar, a melhor alternativa é segmentar localmente.

Quanto mais preciso for a sua segmentação, mais competitivo você será contra empresas e franquias nacionais dentro do mercado digital em Criciúma.

Uma coisa que eu percebi, especialmente agora com a pandemia, é que as empresas decidiram cortar por completo os seus orçamentos de marketing digital. Isso é um erro absurdo.

Com o crescimento pelo interesse em contratação de serviços no digital, seria loucura não aproveitar para investir agora. Especialmente porque tantas empresas saíram do jogo.

Você talvez não saiba, mas o posicionamento de anúncios na internet é feito em formato de leilão.

Como tantas empresas pararam de investir nos leilões o valor de compra dos anúncios no digital baixou consideravelmente! (isso é verdade hoje, pode ser que não seja no momento que você está lendo esse blog).

Ainda nesse assunto, eu só queria dizer novamente que você precisa ter muito cuidado no cálculo de gastos ao decidir pela sua estratégia de marketing digital.

Muitas pessoas caem em armadilhas tentando economizar, quando na verdade as opções gratuitas tem um custo de oportunidade e tempo escondido.

Não adianta fazer NENHUMA estratégia de marketing digital sem calcular a taxa de conversão e o retorno sobre investimento da campanha.

Se você está fazendo marketing “gratuito” em mídia social sem calcular os resultados desses esforços PARE, avalie a rentabilidade dessas ações, teste formas diferentes de anunciar no digital e assim escolha a opção que traz mais resultado de vendas para o seu negócio.

Backlinks

A autoridade de um site é um fator muito considerado pelo Google no posicionamento. O jeito mais fácil de ganhar autoridade é quando outro site com autoridade gera um link para o seu site. Chamamos isso de backlink.

Os backlinks são complicados porque é uma estratégia que foi explorada por muito tempo e o Google já criou vários algoritmos para reconhecer maracutaias no uso dos backlinks.

Por exemplo: NUNCA COMPRE backlinks. Isso só vai ter dar dor de cabeça. Também não peça por backlinks para qualquer um. É importante que o site que gera um backlink para o seu site seja parecido em assunto e público.

Um jeito fácil de conseguir backlinks é estendendo as parcerias da sua empresa para o digital.

Peça para fornecedores, revendedores e parceiros que tem site, para que eles incluam um link direcionando para o seu site.

Outro diferencial do SEO Local é que ele permite a geração de backlinks por canais jornalísticos. Se você é de Criciúma e a sua empresa apareceu em alguma matéria online de um jornal local, peça que eles incluam um link para o site da sua empresa!

Por enquanto era isso! Hoje, comentamos sobre vários pontos que a sua empresa precisa considerar na hora de desenvolver um site em Criciúma. Espero que esse conteúdo tenha sito útil se você é nosso conterrâneo e fico no aguardo de dúvidas.

Até mais!

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