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Como integrar o Google Ads ao Google Analytics em 5 minutos

29/04/2021 - Manual de ferramentas Google

Que tal juntar as duas ferramentas mais fortes da Google num megazord que vai te ajudar a obter ainda mais resultados nas suas estratégias de marketing digita? Então cola nesse blog que hoje a gente vai te ensinar como integrar o Google Ads ao Analytics e ainda espremer cada gotinha de inteligência de dados para turbinar seus resultados. Confira!

Passo a passo para integrar Google Ads ao Google Analytics

O processo em si é muito simples. Basta:

  1. Acessar o Google Ads;

  2. Clicar em Configurações e Faturamento > Contas Vinculadas;

  3. Ir até o ícone do Google Analytics e clicar em DETALHES;

  4. Selecionar a conta do Analytics que deseja integrar e clicar em VINCULAR;

  5. Selecione as caixas Vincular e Import site metrics;

  6. Clique em Salvar.

IMPORTANTE: Caso você acesse os detalhes de contas vinculadas do Analytics e não encontre a sua conta lá, ou então, caso você encontre mas não consiga vincular: isso provavelmente está acontecendo porque você logou no Google Ads com uma conta gmail diferente da conta que você usa no Google Analytics.

Esse problema também pode acontecer caso a sua conta no Google Analytics não tem as permissões de administrador no nível de conta.

Nesse caso a solução vai ser usar uma única conta gmail como administradora tanto da conta no Google Ads como na conta no Google Analytics.

Se você por algum motivo não consiga fazer isso, então vai ter que pedir que o administrador da conta realize esse procedimento para você.

É bom lembrar também que existe uma diferença entre administrador do Google Analytics no nível de Vista do nível de Conta. Pra consegui fazer esse processo você precisa ser admin no nível de conta.

Ou seja, a sua conta gmail tem que ser adicionada lá no Google Analytics em Administração > Gestão de utilizadores da conta > Pedir Acesso.

Depois de ter esse nível de acesso, o processo vai se tornar disponível.

Por que integrar o Google Ads ao Google Analytics

O Google Ads e o Google Analytics funcionam muito bem sozinhos, mas tem como melhorar.

Integrando o Google Ads ao Analytics você consegue acesso à informações mais precisas que vão te ajudar a otimizar seus anúncios e ter um melhor custo benefício.

Relatório de Aquisição do Google Ads no Google Analytics

Para acessar o relatório de aquisição no Google analytics, selecione Aquisição>Google Ads> Campanhas na aba esquerda do menu.

Você pode notar que muitas das informações que você vai encontrar aqui são semelhantes às encontradas nos relatórios do Google Ads, mas com adição de métricas de comportamento como Taxa de Rejeição, Tempo de páginas, Páginas por Sessão e por aí vaí.

Além disso, você pode comparar a taxa de conversão de metas estabelecidas dentro do Google Analytics.

Ou seja, você consegue descobrir se o público que está chegando no site via anúncios do Google Ads estão engajados com o conteúdo da página e então convertendo em vendas.

Óbvio que essas informações são valiosas para análise de sucesso das suas campanhas, mas ainda existem outras informações interessantes.

Em Ajustes de lances você consegue analisar métricas de desempenho segmentadas por Dispositivo (celular, computador e tablet), Localização, Programação e Remarketing.

Em Palavras-chave e Consultas de pesquisa, você consegue saber quais são as palavras-chave que estão gerando mais vendas no seu site e quais são as buscas que o cliente faz pra chegar nos anúncios de Google Ads.

Esses são só alguns exemplos. Se você trabalha com anúncios de display, vídeo ou shopping, ainda tem mais informações preciosas que podem ser colhidas com essa integração.

Eu recomendo que uns 15 dias depois da integração, você dê uma olhada nos seus resultados e comece a brincar com a ferramenta de relatório para encontrar seus próprios insights.

Integração de Públicos Personalizados e Conversões

O segundo motivo mais comum para integrar o Google Ads com o Google Analytics é das a capacidade de melhorar a segmentação da suas campanhas compartilhando estratégias de remarketing e rastreamento de conversões.

No Google Ads você já a opções de criar públicos personalizados e de cadastrar conversões usando as tags do Google Tag Manager, mas se preferir pode usar o Analytics.

IMPORTANTE: Você não vai obter os mesmos resultados se comparar conversões e públicos personalizados captados pelo Tag Manager em relação ao Analytics.

Essa diferença acontece porque os dados são captados de maneira diferente pelos dois.

Eu prefiro e sugiro que você use o Tag Manager e cadastre seus eventos de conversão e remarketing usando as tags do Google Ads. Na minha experiência, os dados captados por lá acabam sendo mais precisos. ****

Mas se você insiste em usar a integração do Google Analytics para essa finalidade, abaixo eu ensino como fazer.

Conversões integradas ao Google Analytics

Depois de fazer a integração, no Google Ads, clique em Ferramentas > Medição > Conversões.

Ao iniciar o acompanhamento de conversões clique em Importação > Google Analytics (UA) > Continuar.

Selecione uma das metas que pretende rastrear e clique em continuar. O processo de cadastro é bem intuitivo.

Finalizado o processo as conversão vão passar a ser contabilizadas nos seus relatórios do Google Ads.

Públicos Personalizados integrados ao Google Analytics

Depois de fazer a integração, no Google Analytics, clique em Administração.

Na aba de Propriedade role o mouse para baixo que você vai encontrar o item Definições de público-alvo > Público-alvo > +NOVO PÚBLICO-ALVO.

Depois você precisa definir esse público baseado na segmentação que desejar. Você pode começar com visitantes do site clicando em "Todos os utilizadores".

Dê um nome ao público e siga para o passo seguinte.

Em Destinos do público-alvo, selecione a sua conta do Google Ads e clique em Publicar.

Espere 24 horas, e vá ao Google Ads.

Ao acessar Ferramentas > Gerenciador de públicos-alvo, clique em Adicionar filtro > Fonte > Google Analytics.

As informações do seu público-alvo já devem estar sendo salvas ali.

E por hoje era isso! Se ficou alguma dúvida deixe um comentário abaixo e até a próxima!

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