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Como começar a sua Cloud Clinic | Guia para médicos da Telemedicina

10/08/2020 - Websites

Medicina e tecnologia precisam andar juntas para o sucesso do médico na telemedicina. Por isso, nesse guia vamos te mostrar o que é necessário para montar uma clínica digital e atender seus clientes à distância. Confira!

O que é Cloud Clinic?

Junto da consulta à distância, pela telemedicina, surgiu também a oportunidade de digitalizar 100% do atendimento médico por meio da Cloud Clinic (clinica na nuvem).

A Cloud Clinic nada mais é do que um site que permite agendar e pagar consultas, além de cadastrar e atender pacientes, dessa maneira, substituindo a necessidade da clínica tradicional.

Como o investimento em espaço físico é um grande impeditivo para médicos recém-formados, a Cloud Clinic se tornou uma ótima opção para quem acabou de começar a sua carreira. Entretanto, essa tendência não parou por aí.

Durante a quarentena, o risco de infecção é alto, especialmente para o atendimento médico. Por isso, faz todo o sentido mover, pelo menos, parte do atendimento para o ambiente digital, onde o único vírus que você tem que se preocupar é o de computador.

Como montar a sua Cloud Clinic

A complexidade do seu projeto de clínica digital vai depender de quantas funcionalidades você pretende incorporar ao site.

Por exemplo, na Cayman nós já desenvolvemos sites para laboratórios e clínicas que incluíam uma área do cliente, com a funcionalidade de acompanhar exames e fazer o download dos resultados.

Um projeto desse tamanho é relativamente simples, mas se precisamos incluir outras funções, como pagamento e telemedicina, vamos precisar da ajuda de outros sistemas web que terão de ser integrados ao seu site.

No caso de pagamentos, existem várias limitações impostas pelos conselhos profissionais de saúde que precisam ser respeitadas.

Algumas empresas, como a Soul.Med, oferecem serviços que facilitam o pagamento digital (ou por maquininha) para médicos e profissionais da saúde. É possível integrar um serviço de pagamento como esse para cobrança à distância.

Telemedicina

Telemedicina no Brasil

Agora, chegamos à parte boa da conversa. Como criar um portal de telemedicina dentro da sua clínica digital?

Primeiro, vamos precisar que o seu site tenha uma área do cliente. Lá, podemos desenvolver um portal que direciona o cliente para a consulta por telemedicina.

O ideal é trabalhar com a mídia que o paciente já conhece. Por exemplo, você pode disparar o convite via e-mail ou whatsapp. Essa funcionalidade pode ser integrada ao seu site para automatizar o convite.

O segundo ponto a considerar é qual plataforma usar para realizar a consulta digital. Muitos médicos optam pela vide chamada, usando Google Meets, Skype, Microsoft Teams ou outra plataforma mais tradicional.

Essas plataformas são limitadas, já que não foram projetadas para a demanda da telemedicina, por isso, o ideal mesmo é buscar uma solução personalizada.

Existem plataformas especializadas para a Telemedicina, mas você pode optar por desenvolver a sua própria plataforma.

Apesar de ser uma opção um pouco mais cara, ter uma plataforma própria tem as suas vantagens.

Começando pelo SEO. Como o tráfego da plataforma vai ficar registrado dentro do seu site, para o Google, isso indica que a sua clínica é um endereço interessante a ser recomendado em pesquisas.

Isso acontece porque o tráfego de telemedicina fica registrado como métrica de “tempo de página”.

O Google usa essa métrica para avaliar se um site é relevante, o que significa que o tempo que você gastar nas suas consultas com pacientes vai ser convertido em relevância para o seu site e melhor posicionamento nas pesquisas.

Isso só vai acontecer se a sua plataforma de telemedicina for integrada dentro do domínio do seu site. Plataformas terceirizadas não funcionam assim, por isso você tem que avaliar: será que o investimento em uma plataforma própria vai gerar retorno suficiente para pagar o seus custos?

Claro, isso vai depender de quão dedicado você é ao atendimento digital e a telemedicina. Se você já tem uma clínica tradicional e só está usando a telemedicina como um bônus, ou temporariamente, durante a pandemia, o investimento não vai valer a pena.

Agora, se você vê a telemedicina como o atendimento do futuro e pretende se pioneiro nessa área, eu recomendo criar uma plataforma própria com uma desenvolvedora.

Por último, vamos falar sobre o marketing digital e o seu impacto em uma cloud clinic.

Não existe sucesso na internet sem uma estratégia forte de marketing digital. Nós discutimos ao falar da telemedicina como a relevância de um site é importante para o seu bom posicionamento no Google, no entanto o marketing digital não acaba aí.

Existem dois campos principais no marketing digital: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

As estratégias orgânicas usam de marketing de conteúdo (mídias sociais, blog) para melhorar a relevância do site, atrair possíveis clientes e aumentar a autoridade da marca.

Já as estratégias de mídia paga, são os anúncios direcionados que são mais focados na venda do produto.

Você vai precisar investir tempo e dinheiro em ambos para ter sucesso, mas é importante entender que, independente da estratégia, o seu site vai ser sempre o destino final do paciente.

Por isso, pense com clareza sobre o seu investimento e considere que não adianta investir uma fortuna em marketing digital, se o seu site não tem capacidade técnica de entregar uma boa experiência e fechar vendas para o seu consultório!

Eu espero ter sanado a maioria das dúvidas em relação às ferramentas necessárias para criar um consultório digital.

Na prática, como médico ou profissional da saúde, você vai precisar contratar pelo menos um desenvolvedor e uma agência de marketing digital para executar esse projeto.

Ao escolher esses profissionais, opte sempre por empresas que já tem experiência na execução de projetos na área da saúde, já que existem várias limitações legais que merecem atenção na etapa de planejamento.

Por hoje era isso, se ficou uma dúvida, fique à vontade para questionar nos comentários abaixo. Até a próxima!

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