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A entrega dos Correios e suas alternativas

30/06/2020 - Ecommerce

Para saber até que horas os Correios entregam, confira aqui todos os endereços dos centros de distribuição e horários de funcionamento!

Protocolo dos Correios - endereços e horários de funcionamento.

O horário de recepção e entrega pelos correios no Brasil é de certa forma restrita para os usuários, um horário extremamente comercial e que, de fato, não favorece a rotina dos empreendedores. Mas, como que o meu negócio pode contar com os correios?

Neste momento, onde empreendedores estão buscando formas de alavancar e diferenciar os seus negócios, as plataformas de e-commerce e Market Places e soluções diferenciadas de entregam tornam-se diferenciais de negócio.

Agora, se a sua intenção é conhecer outras soluções que os correios oferecem ainda há opções de contrato e parceria com empresas, sejam elas, pequenas, médias e grandes

Esta opção é oficializada por um consultor comercial das agências dos correios e pode garantir preços especiais de coleta, despacho e entregas, tornando assim os correios como um parceiro logístico estratégico para os negócios.

Esta opção oferece ferramentas gratuitas e prazos para pagamento montantes dentro de um mês ou quinzena.

Esta opção também pode ser oficializada por um consultor direto das agências dos correios e pode oferecer opções diferenciadas para quem despacha grandes volumes ou quantidades

A entrega pelos Correios vale a pena?

Apesar de relativamente mais barata, a entrega pelos Correios é a famosa faca de dois legumes: por um lado ela garante cobertura em toda extensão nacional, por outro ela é um dos sistemas de logística mais odiados do Brasil.

Se você tem um e-commerce (ou quer ter um) e está considerando o uso dos Correios, essa decisão vai depender das outras opções que o mercado oferece, por isso vou mostrar um resumo dessas alternativas e os benefícios que elas podem trazer para as suas vendas online. Confira!

Por que NÃO escolher os Correios?

Na visão do cliente, uma loja online só é boa se ela entrega a promessa da venda. Ou seja, se o produto chega nas condições negociadas, com a qualidade demonstrada e dentro do prazo e preço concordado. Desses 3 pontos o problema mais comum (pelo menos para o brasileiro) tende a ser o frete.

O frete custa caro no Brasil. Seja por impostos, ou custo logístico o frete em e-commerce pode chegar a 100% do preço do produto dependendo da distância, peso e transportadora escolhida. Além disso o prazo e a integridade da entrega pesam no bolso do cliente.

Quem compra online não busca só economia, também quer receber o produto no prazo e local combinados. O acompanhamento da carga é imprescindível, já que mesmo que o produto demore a chegar, o rastreamento controla a ansiedade do cliente e ajuda a informa-lo sobre o progresso da entrega.

Nesse quesito os Correios deixam muito a desejar. Analisando as reclamações de milhares de brasileiros, percebe-se que os Correios perdem muitas cargas nos seus centros de distribuição - o pesadelo logístico que é o centro de distribuições de Curitiba tornou a capital do Paraná em um famoso buraco negro para pacotes extraviados.

Sem contar a dificuldade no rastreamento que faz com que entregas apareçam como mágica na porta do cliente depois de ficar até semanas sem nenhuma atualização no sistema.

Somados, esses efeitos não atrapalham só a entrega como a experiência de compra como um todo. Lembrando que, na visão do cliente, a culpa pela desorganização, atraso e alto custo da entrega sempre cai sobre a empresa que vendeu o produto.

Se a experiência de compra é ruim, o cliente perde a confiança no serviço e tende a nunca mais voltar ao e-commerce ou a recomendá-lo. Isso resulta na quebra do ciclo de compra que é a principal ferramenta de vendas nesse modelo de negócio.

Olhando para o mercado como um todo, percebemos que a logística é um dos principais diferenciais que tornam empresas como a Amazon em gigantes do e-commerce.

Concluímos assim que trazer mais opções de entregas em e-commerce é a melhor alternativa para fidelizar clientes e ser mais competitivo no mercado, mas quais as opções além dos Correios?

Alternativas aos Correios

Transportadoras terceirizadas sempre existiram, mas só agora com os sistemas de tecnologia digital é que elas começaram a se tornar uma opção viável em comparação ao monopólio dos Correios.

Ferramentas de transporte fracionado como a Frenet e a Melhor Envio trazem uma solução nova para o mercado: a integração da logística de e-commerce ao serviço de entregas por transportadora terceirizada.

Essa tecnologia costumava ser muito cara e de implementação complicada, mas hoje, com a chegada desses serviços fica muito fácil desenvolver um e-commerce com uma ferramenta pronta de cálculo de frete e acompanhamento de pedido.

A sacada que democratizou a logística terceirizada foi reunir várias transportadoras em um único sistema, que calcula rapidamente a melhor rota para garantir a entrega mais eficiente, rápida e barata.

Dessa maneira, hoje qualquer empresa pode oferecer cobertura nacional para entregas sem enfrentar grandes dificuldades. Claro, o custo ainda é mais elevado do que os Correios, mas a percepção de valor para o cliente aumenta muito, especialmente ao oferecer as duas alternativas.

Frete Grátis

Outra opção disponível para lojistas que tem loja física ou trabalham com revendedoras é a entrega com frete grátis na loja.

Essa é uma jogada muito interessante e que começou a gerar grandes resultados para players como a Renner e a Centauro. 

Acontece que o Frete Grátis é uma opção que torna o cliente muito favorável a compra. Mesmo o valor estando embutido no preço do produto, a opção de "ganhar" a entrega de graça é um gatilho mental muito poderoso que estimula o comprador a aproveitar a oportunidade.

No caso dos lojistas que tem loja física isso ainda é somado as oportunidades de venda na gondola, já que ao chegar para retirar o seu produto na loja o cliente ainda dá uma olhada nos produtos dispostos e pode aproveitar para levar mais algum item. Acho que não teve uma vez na minha vida em que eu fui retirar uma camiseta não aproveitei para comprar um par de meia na Centauro.

Essa sinergia entre loja física e digital pode ser explorada de várias formas. Na troca de produtos, na visita com a revendedora e com os sistemas de cupons, sempre existe uma oportunidade de venda entre o canal físico e digital é só questão de encontrar.

Por hoje era isso! Espero que você tenha aproveitado as minhas dicas sobre alternativas aos Correios. Em caso de dúvidas recomendo que você dê uma olhada no nosso Guia Gratuito do E-commerce, onde vai encontrar um passo a passo completo sobre como montar o seu E-commerce.

Até a próxima!

 

 

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