Cayman Sistemas
PRECISO DE UM SITE
MENU
INÍCIO
SOBRE NÓS
PROJETOS
CONTATO
X
SOLICITAR ORÇAMENTO
Foto Blog

Como fazer a primeira venda na internet

26/06/2020 - Ecommerce

Vender é uma arte. E como ninguém aqui nasceu Leornardo DaVinci, é necessário treinamento e conhecimento para ter sucesso. Por isso, hoje quero te ajudar a dar o primeiro passo no mundo das vendas na internet. Você está pronto? Então vamos lá!

O que te impede de fechar a sua primeira venda na internet?

Diferente da segunda, terceira e quarta venda, a primeira venda é a mais difícil porque ninguém te conhece ou te recomenda. Essa prova social é a barreira mais difícil de atravessar já que ela gera insegurança por parte do comprador, mas existem formas de superá-la.

A primeira é por meio de revendas e parcerias. Com certeza você não vive numa ilha deserta e, sendo assim, tem uma rede de contatos profissionais que operam no mesmo campo que o seu. O ideal ao iniciar um empreendimento online é trabalhar com o publico e amigos que você já tem.

Dica: tente fazer a sua primeira venda na internet usando plataformas gratuitas, como as mídias sociais ou pela sua rede de contatos no Whatsapp.

A maioria das vendas acontece por recomendação, por isso as relações no digital tem de ser sempre nutridas. Se a sua empresa já tem uma operação de vendas físicas, fica muito fácil extender esse relacionamento para o digital, basta comunicação e negociação com seus clientes e parceiros.

Uma coisa que eu sempre digo é que: "todo mundo precisa de pauta". Na internet, todo mundo quer contar uma história ou novidade, então se a novidade é que a sua empresa montou uma operação de vendas no digital, eu tenho certeza que muita gente que gosta do seu trabalho vai estar disposto a divulgar.

Outra questão importante é a plataforma. Não adianta divulgar os seus produtos na plataforma da moda, você precisa escolher um meio de comunicação que o seu cliente em potencial utiliza.

Se a sua empresa venda maquinário pesado na internet você vai divulgar esses produtos no Instagram do lado dos anúncios de bolo e maquiagem? Ou você vai utilizar o Google e o Linkedin que são plataformas mais alinhadas ao ecossistema business? Essa resposta vai depender da sua pesquisa de público alvo.

Cliente ideal

Nada se vende sem um bom planejamento e a primeira coisa a se decidir no planejamento de vendas é: quem é o meu cliente ideal?

O perfil do cliente ideal serve como um norte para as escolhas de plataforma, comunicação e oferta do produto. Com ele definido fica fácil saber onde, quando e como vender.

Da mesma forma como as vendas físicas, a venda na internet se baseia em localização e momento.

Se você tem uma ideal bem definida de quem é o seu cliente, basta saber aonde ele busca pela sua solução e atingí-lo com uma oferta no momento em que essa busca acontece.

Mas como descobrir que é o seu cliente ideal?

A única forma é com análise de dados. Começando pelos seus clientes físicos, trace um perfil demográfico e de interesses do seu cliente. Qual a idade, gênero, cargo, formação acadêmica e interesses? Com isso definido, procure entender exatamente a dor que a sua solução resolve, isso vai te ajudar a definir o "quando".

Por último, estude a rotina do seu cliente no digital. Que portais ele frequenta? Mídias sociais? Aparelhos? Com isso, tente descobrir como ele realiza a sua busca por novas soluções.

Aqui também é importante definir que existe uma diferença entre o cliente ideal e o comprador (shopper). O cliente é  pessoal que desfruta da solução, o comprador é a pessoa que compra. Não necessariamente elas serão a mesma pessoa (como no caso do engenheiro que pede por uma máquina e o gerente de compras que faz o orçamento e fecha negócio).

Ao criar o planejamento de vendas, é necessário definir que são as pessoas que tomam a decisão de compra, o que buscam e como você pode solucionar a sua dor.

Segmentação

A diferença para as vendas na internet é que você consegue segmentar o seu público alvo. Feito o planejamento e a escolha da plataforma, fica muito fácil utilizar as informações demográficas que recolhemos antes para traçar um grupo focal para os anúncios.

A segmentação também ajuda na estratégia de comunicação. Se você sabe com quem está falando, fica muito mais fácil escolher as palavras e usar os argumentos certos para fechar a sua primeira venda na internet.

Em combinação, a comunicação certeira e a segmentação dos anúncios otimizam a conversão de clientes e te deixam um passo a frente de fechar negócio.

Canal de Vendas

Deixei a parte mais interessante pro final. Até agora discutimos o básico da estratégia de vendas e como ela se aplica na internet, mas existe ainda um ponto mais crucial: o canal de vendas.

O canal é o ponto de vendas digital, é nele que a magia acontece. 

Podemos fazer várias comparações entre os canais de venda tradicionais e os digitais. A venda por whatsapp, por exemplo, é muito semelhante a televenda, enquanto que as lojas e mercados estão rapidamente sendo substituídas pelo e-commerce.

Da mesma forma que uma loja, o canal de vendas no digital requer atenção, dedicação e algum investimento. Assim como você se dedica para deixar a sua loja bonita e paga caro para que ela fique bem localizada, os investimentos em marketing digital e desenvolvimento servem para dar destaque ao seu canal de vendas online.

Como um arquiteto, a desenvolvedora projeta o seu canal de vendas pensando no fluxo de pessoas, na localização e na estratégia de vendas. Grande parte do meu trabalho hoje é analisar esse fluxo e estudar as melhores maneiras de maximizar as vendas, mas eu não faço esse trabalho sozinho.

É papel da empresa criar o planejamento de vendas e, também, trabalhar para maximizar a entrada de clientes no canal e a sua conversão.

A cargo da desenvolvedora fica o desempenho do site (ou e-commerce) a dinâmica e a melhoria contínua do layout (a cara do site). Estudamos a fundo as necessidades do cliente e encontramos dados que nos ajudem na tomada de decisão quanto a aparência geral do site.

Resumindo, para fechar a sua primeira venda na internet você precisa entender o seu cliente, segmenta-lo e criar uma estratégia para levá-lo ao seu canal de vendas e fechar negócio!

Está precisando de um site?