Como criar um Relatório no Google Analytics 4
Se você precisa criar relatórios no Google Analytics então você chegou ao lugar certo. Hoje vamos te ensinar tudo que você precisa para personalizar e criar seus próprios relatórios na maior ferramenta de análises de dados do Google. Confira!
Como acessar os relatórios no Google Analytics
No novo Google Analytics 4, os relatórios ficam na aba esquerda da tela em “Relatórios”.
Lá você encontra alguns formatos de relatórios já pré configurados dependendo do que você preencheu ao criar sua conta.
Estes relatórios ficam divididos em categorias:
- Ciclo de vida: Dados de tráfego dos usuários dentro do site e o seu comportamento;
- Objetivos de negócio: Vendas e aquisição de clientes resultantes de atividade no site;
- Usuário: Dados demográficos dos seus usuários;
- Search Console: Dados integrados do seu tráfego orgânico de pesquisa via Google.
Dentro de cada uma dessas categorias há múltiplos relatórios, gráficos e resumos.
No próximo capítulo, vamos ensinar como você pode personalizar esses gráficos e categorias e apresentá-los como achar melhor, mas primeiro, vamos entender o seu significado.
Os dados de Ciclo de Vida são divididos como um funil de vendas: Aquisição, Engajamento, Monetização, Retenção.
A ideia é te mostrar como o usuário chegou ao site, o que ele fez depois de chegar, se ele virou ou não um cliente e se ele continuou visitando o site depois do seu primeiro acesso.
Problemas comuns com relatórios no Analytics
Muita gente reclamou da mudança para o novo GA4 porque alguns dos relatórios não funcionam ou simplesmente não são fáceis de acessar como no antigo Universal Analytics.
Entre estes relatórios está o de “Caminho de conversão” e o de “tempo de conversão”. Estes relatórios são muito úteis pois nos dão uma visão clara do caminho e da quantidade de interações que o usuário leva até se tornar um cliente (ou não).
A notícia boa é que nós ainda podemos ter acesso a essas informações, nós só vamos precisar de um pouquinho de conhecimento para criar uma vista personalizada desses e de qualquer outros relatórios.
Como criar um novo relatório no GA4
Quando você clica na aba “Relatórios” e o menu à esquerda é aberto. Lá embaixo (se você tiver acesso administrativo) vai aparecer um botão Biblioteca. Clique ali!
IMPORTANTE: Se o ícone da Biblioteca não aparece para você é porque a sua conta não tem acesso administrativo a essa vista do Google Analytics. Você vai precisar pedir que o gerente da conta lhe conceda acesso.
Na Biblioteca você tem controle total das vistas e coleções de relatórios.
Você pode pesquisar por um relatório que já foi pré-criado pelo sistema, pode adicioná-lo a uma coleção e publicá-lo na sua página de Relatórios.
Você também pode criar sua própria coleção e seus próprios relatórios. Vamos fazer isso agora mesmo!
Clique em + Criar novo relatório > relatório detalhado;
Na página seguinte você pode escolher um padrão básico ou clicar em + Em branco;
Em Dimensões você escolhe o que pretende medir (no meu caso eu quero saber qual a dispositivo que os meu usuários usam para acessar o site por pesquisa orgânica);
Em Métricas você escolhe como vai medir (eu vou medir, o número de usuário, o engajamento e os eventos principais)
Assim que você selecionar suas Dimensões e Métricas é só clicar em Aplicar e automaticamente você vai ver as tabelas e gráficos se ajustando.
Você ainda pode criar filtros personalizados para os dados. Por exemplo, no meu caso eu selecionei apenas a dimensão “organic” na caixa de pesquisa e o evento “click no botão” para saber como meus usuários que chegaram por tráfego orgânico usam meu botão e por qual dispositivo.
Olhando pelo resultado do meu gráfico fica claro que eu tenho muito mais usuários orgânicos chegando pelo desktop do que pelo mobile e que estes são responsáveis pela maioria dos clicks em botão.
Agora eu posso nomear este relatório, escrever uma descrição e guardar clicando no botão Salvar.
Depois de salvo, você pode retornar ao menu da Biblioteca e já vai ver o seu relatório no topo da lista.
No topo em Coleções, você pode adicionar este relatório a uma coleção existente clicando nos 3 pontinhos e “editar” ou em + Em branco para criar sua própria coleção.
O processo é muito similar: você pode usar uma coleção padrão como base, ou começar do zero.
Você só precisa criar um tópico e anexar quantos relatórios quiser aquele tópico. Finalize clicando em Salvar.
Ao retornar, você vai ver que a sua coleção já consta na lista, mas está com status “Não publicada”. Clique no 3 pontinho e “Publicar” para anexar sua coleção ao conjunto de relatórios.
Depois de publicado, a coleção e os relatórios já aparecem para todos os usuários na aba do menu.
Outras ferramentas para relatórios no Google Analytics
A aba Relatórios não é a única fonte de dados que você pode usar no GA4.
Se você quer ter acesso a mais dados, você pode encontrar informações valiosas na aba Publicidade.
Lá você tem acesso a informações do Caminho de Atribuição das suas conversões (eventos principais).
É uma ferramenta poderosa para análise de campanhas já que mostra em detalhes o caminho que o usuário leva de uma peça publicitária até a compra.
É comum que campanhas multicanal gerem confusão nos relatórios de conversão. Isso ocasiona um problema para identificar se o usuário converteu por causa da campanha de pesquisa paga, social media, SEO ou um conjunto de vários esforços.
O objetivo da aba Publicidade é gerar relatórios quanto a eficácia das campanhas e resolver essas dúvidas.
Outra ferramenta muito poderosa está na aba Analisar. Lá você tem liberdade para criar gráficos e diagramas, cruzar dados e chegar em conclusões importantes sobre como o seu usuário se comporta e quem ele é.
Recomendo que você teste a Análise detalhada de caminho, de funil e sobreposição de segmentos.
Com esses relatórios você consegue ter informações claras quanto ao comportamento do usuário no site, além de dados demográficos importantes na hora de criar seus públicos-alvo.
Por hoje era isso! Espero ter ajudado e se ficou alguma dúvida, lembre-se de deixar um comentário abaixo que provav