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Por que investir em posicionamento de marca? E qual sua importância em websites?

25/06/2018 - Websites

Entre várias definições encontradas para a palavra “posicionamento”, a que melhor define é esta: “Posicionamento é o modo que uma marca ou empresa é vista pelo consumidor.” Simplificando, é a percepção do público-alvo em relação à relevância de uma marca.

Agora pare e reflita:

“Como posso definir o posicionamento se não sei o que meu público pensa de mim?”

Primeiramente, você precisa conhecer seu público. Depois, você precisa elaborar uma estratégia e direcionar suas ações e valores, e fazer com que seu público pense aquilo que foi planejado. Mas, cuidado com a persuasão, ok? Só prometa, aquilo que você realmente consegue entregar.

Com uma estratégia definida, você pode alinhar todos os pontos de contatos da sua marca com a mesma linguagem, sejam elas: redes sociais, materiais gráficos, website, propagandas, entre outros. Isto é o que chamamos de posicionamento: a forma como uma empresa se apresenta para o seu público/clientes. Entenda que, para ter um bom posicionamento no mercado, é importante ter uma estratégia que atinja seu público-alvo com êxito.

Mas, porque preciso me preocupar com isso no meu website?

O website da sua empresa é o ponto de contato mais importante da sua marca, já que atualmente tudo é on-line. É no website, que você vai conseguir reunir todas as informações importantes da sua empresa, desde catálogo de produtos até um canal de comunicação direto com o seu cliente. Além de conseguir gerar relatórios de produtos ou serviços e mensurar as informações do seu negócio.

Esses são os benefícios de ter um website, e tecnicamente, o website precisa ter a mesma linguagem/posicionamento da sua marca. O que adianta você ter um posicionamento A em mídias externas e no seu website abordar um posicionamento B? Neste caso, os pontos de contato da sua marca não estão com a mesma linguagem, e ter esses conflitos de comunicação não é bom para o seu negócio, pois você pode perder dinheiro.

Por fim, um posicionamento bem definido é extremamente importante para sua empresa, principalmente, se você está iniciando-a. Pois, ser ‘bem vista’ na percepção dos consumidores é a meta de qualquer empresa hoje no mercado.

E ainda, sem um público definido você não conseguirá preparar metas e estratégias de posicionamento, isto é fato. E se sua empresa não possui um posicionamento, o seu website não terá os resultados que você espera. Então, antes de iniciar qualquer ação seja on-line ou off-line, faça um estudo de público, mercado e abordagens para sua empresa. Lembrando que, todas essas informações não são regras, você precisa conhecer as verdadeiras necessidades do seu negócio.

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