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Como fazer o orçamento de site

14/07/2020 - Websites

"Ok, mas quanto custa?". Nós escutamos isso quase todo dia aqui na Cayman. Muitas empresas não entendem que um site, assim como qualquer projeto, vai ter um preço variável de acordo com as suas especificações e necessidades, por isso, decidi montar esse conteúdo explicando quais são as variáveis que alteram o preço e como fazer o orçamento de site caber no seu bolso. Confira!

Variáveis para fazer o orçamento de site

Quando um cliente nos liga procurando um orçamento, nós exigimos que ele passe por todo um processo de planejamento para nos ajudar a entender as suas necessidades e assim sugerir um projeto que seja condizente com essas especificações.

Muitas vezes, o que acontece é que o cliente chega na reunião cheio de ideias, querendo fazer um site completo com uma infinidade de funcionalidades. Isso encarece muito o valor final do projeto, por isso, nós sempre tentamos convencer o cliente a escolher uma opção mais simples.

O princípio principal ao fazer o orçamento de um site é que, no final, o cliente precisa ter lucro. O objetivo é que o site agregue valor a empresa seja oferecendo um serviço, produto ou atendimento online, que vai ajudar o cliente a fechar mais vendas.

Para fazer isso, não é necessário começar, logo de cara, com um projeto muito complexo. O ideal é trabalhar com um modelo de mínimo produto viável, em que o site se compromete a apenas sanar as necessidades mais cruciais e, então, depois de descobrir se o projeto teve sucesso, expandir o site para incluir novas funcionalidades.

Esse modelo acaba sendo benéfico tanto para o cliente, como para a desenvolvedora, porque garante um preço mais baixo para o projeto inicial e extende o relacionamento com a desenvolvedora.

Claro, o nosso objetivo é fechar negócio, então se o cliente exige alguma funcionalidade, o nosso trabalho é garantir que ele receba o prometido, mesmo que na nossa opinião profissional essa funcionalidade não seja tão interessante para o projeto. 

Aqui vai a primeira dica para economizar: escuta a sua desenvolvedora! Nós temos mais experiência profissional com projetos de webdesign e vamos te ajudar a encontrar uma solução que cabe no seu bolso e gere lucro para a sua empresa.

Páginas

O preço de um site vai variar sempre com o número de horas trabalhadas pela equipe de desenvolvimento.

Imagine que o seu site é uma casa e que a desenvolvedora é o seu arquiteto. O número de salas da sua casa vão aumentar consideravelmente o valor final do projeto já que cada sala tem a sua função e, sendo assim, precisa ser projetada para realizar essa função de maneira satisfatória.

Da mesma forma, cada página de um site tem a sua própria função e por isso a inclusão de páginas num projeto sempre vai afertar o orçamento do site.

Para descobrir o número de páginas que o seu site necessita, vamos usar novamente o conceito de mínimo produto viável: Qual o menor número de páginas que o seu site precisa para funcionar?

Ou seja, dentro das funções que a sua empresa precisa, quantas páginas o seu site vai precisar exibir para realizar essas funções?

Por exemplo, o seu site precisa de uma função de contato com clientes e de uma função de contato com "trabalhe conosco". Será que ele vai precisar de duas páginas para realizar essas funções? Isso vai depender das especificações do projeto.

Se o seu RH está disposto a realizar a seleção de candidatos apenas com as informações básicas de contato: nome, e-mail, telefone. Então é possível encaixar as duas funções em uma página única de contato com uma seleção no formulário divindo os contatos por "Cliente" e "Trabalhe Conosco". Agora, se caso o seu RH precisa de mais informações, ou gostaria incluir a possibilidade de anexar currículo, por exemplo, temos que avaliar se é possível colocar todas essas funções em uma única página.

Por via de regra, quanto mais páginas especilizadas o seu site tem, mais caro ele fica. No entanto, o uso de páginas especializadas também ajuda na execução das tarefas que o site precisa desempenhar. Ao fazer o orçamento do site nós sempre precisamos considerar um equilíbrio nessas escolhas.

Funcionalidades 

Programar funções especiais como calculadora de frete para transportadoras, ou impressão de segunda via de boleto para cobrança de cliente, sempre vai exigir mais horas de trabalho, o que vai afetar no orçamento do seu site.

Nós recomendamos que você inclua funcionalidades especiais no seu site quando elas afetam a sua conversão de vendas ou quando fazem parte do seu modelo de negócio.

No caso das startups isso é muito comum. Geralmente, quando um serviço online é orferecido, nós precisamos programar toda a rotina para que a função seja desempenhada e ainda temos que avaliar se o usuário consegue utilizar com facilidade a função (UX).

Esse tipo de projeto acaba sendo mais caro, mas vale a pena se ela agrega valor a sua oferta. Por exemplo, se você tem um site que vende tintas e ele tem uma funcionalidade que usa uma foto da sua casa para testar a cor nas paredes, isso com certeza vai ajudar a sua empresa a vender mais.

É tudo uma questão de cálculo de taxa de conversão e isso é muito complicado porque nós não sabemos exatamente qual a porcentagem de sucesso que uma funcionalidade dessas vai agregar ao site.

Ou seja, acaba sendo um risco investir alto demais se você não tem noção do retorno, por isso nós costumamos ser conservadores na recomendação de funcionalidades especiais, apesar de que elas agregam um diferencial muito interessante para o seu site.

Alterações

Um dos principais fatores que afetam o orçamento e prazo de entrega de um site são alterações de última hora. Acaba sendo frustrante a quantidade de vezes que isso acontece por desorganização no projeto.

O ideal é sempre se ater aos objetivos traçados no plano do site e não deixar que a opinião pessoal atrapalhe nessa tomada de decisão. Especialmente, quando o site precisa ser aprovado por muitas pessoas, acaba acontecendo que todo mundo que botar o dedo no projeto.

É importante que exista um líder para mediar a aprovação do site. Essa pessoa precisa entender em detalhes o plano do site para não se deixar levar por indecisões.

Outro ponto de debate constante é a aparência do site. É sempre bom desenvolver um manual da marca, assim nossa equipe de desenvolvimento consegue trabalhar com mais facilidade para entregar um site bonito, dentro do conceito da marca e funcional.

Quanto menos alterações desnecessárias, mais barato vai ficar o orçamento do site.

Como fazer o orçamento de uma loja virtual

No caso do E-commerce, é necessário realizar um site ainda mais elaborado, isso agrega tempo e dinheiro ao projeto.

Por outro lado, o E-commerce é literalmente uma máquina de vendas. Existindo a demanda e o processo comercial ideais esse investimento vai valer a pena.

O problema que eu vejo surgindo nos orçamentos de e-commerce é a falta de visão empreendedora. Por exemplos, muitos optam por utilizar plataformas prontas ou hubs para venda online, isso resulta em dois problemas para o cliente.

Primeiro que essas plataformas geralmente cobram uma porcentagem dos lucros, ou seja, elas vão absorver cada vez mais dinheiro a medida que a sua loja cresce.

O outro problema é em relação a fidelidade com a plataforma. Esse é um casamento forçado que complica muito o empresário, já que se os termos do contratos mudarem durante a renovação, você corre o risco de perder todo o seu sistema de vendas caso queira mudar de plataforma ou criar um e-commerce próprio.

Em resumo, ao se vinciliar a uma plataforma tradicional, a sua empresa está completamente vulnerável a perder uma porcentagem cada vez maior dos seus lucros em função da dependência do sistemas. Nós vemos isso acontecendo, por exemplo, com os restaurantes integrados ao ifood.

Ao desenvolver o seu próprio e-commerce a sua empresa fica livre dessas taxas e limitações, mas ao mesmo tempo fica também responsável pela manutenção da máquina de vendas.

Isso quer dizer que você vai precisar elaborar todo o planejamento de marketing digital e estratégia comercial para casar com as funcionalidades do seu e-commerce. 

Para fazer o orçamento de uma loja virtual o ideal é que esse planejamento seja feito em conjunto com a desenvolvedora. Dessa forma, nós podemos ajudar a sua equipe a elaborar um e-commerce que fecha com o projeto comercial da sua empresa.

Por hoje era isso, se você tem interesse em fazer um orçamento de site com a gente, clique aqui! Ou entre em contato pelo Whatsapp clicando no ícone no canto inferior direito da tela. Até a próxima!

 

 

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