Cayman Sistemas
PRECISO DE UM SITE
MENU
INÍCIO
SOBRE NÓS
PROJETOS
CONTATO
X
SOLICITAR ORÇAMENTO
Foto Blog

[Resolvido] O seu pixel do Facebook não está ativo

26/06/2020 - SEO

"O seu pixel do Facebook não está ativo" é uma mensagem de erro comum que aparece quando o Facebook não está conseguindo puxar as informações do seu site. Para solucionar esse problema, segue uma lista de coisas que você pode tentar fazer:

IMPORTANTE: Todos os relatórios de checagem do Pixel do Facebook não funcionam direito caso você esteja usando um plugin de bloqueio de anúncios. Antes de iniciar qualquer teste ou instalação desative os plugins de adblock.

Reinstalar o código de monitoramento

O Pixel do Facebook só vai ficar ativo se você instalar o código de monitoramento.

Para instalar o código clique em:

Se você já instalou o código e ainda assim ele não está ativo, então provavelmente ele foi instalado de maneira errada.

Para visualizar o código instalado, acesse o seu site e depois:

  • Clique F12 - Isso vai abrir a janela DevTools.
  • Clique F5;
  • Clique em Elements;
  • Clique Ctrl F;
  • Pesquise Facebook;
  • Certifique-se que o código do pixel do Facebook está lá.

O código tem que estar dentro da . Se ele não estiver lá - por exemplo, caso ele esteja dentro da- então a pessoa, que foi responsável por incluir o código, incluiu ele no local errado.

Caso ele esteja na, pode ser que ele tenha encontrado algum tipo de problema para disparar. 

Para checar se o Pixel foi disparado com sucesso:

  • Volte à janela DevTools ;
  • Clique em Network ;
  • Clique Ctrl F;
  • Pesquise facebook;
  • Cheque se o status ao lado é 200.

gtm código de confirmação goole tag manager

Se você encontrar status 404 (ou 5XX, 4XX) significa que a tag encontrou algum erro ao disparar. Isso pode acontecer por vários motivos, mas a solução ainda vai ser reinstalar o código de monitoramento do jeito certo.

Para isso, vamos ter que deletar o código atual e incluí-lo novamente ao código HTML do site. Existem várias formas de fazer isso, mas a melhor é pelo Google Tag Manager.

Como instalar o Pixel do Facebook com o Google Tag Manager

O Google Tag Manager é a melhor ferramenta para gerenciar tags de instalação. Para resolver esse problema de uma vez o jeito é instalar o seu Pixel do Facebook usando o GTM. Digo isso porque o Google Tag Manager possui uma ferramenta específica que identifica problemas de instalação nas tags o que evita todo esse problema que você está enfrentando.

Se você nunca usou o Google Tag Manager - eu fiz um passo a passo para te ajudar a começar agora mesmo!

Depois de instalar o GTM você pode acessar o meu guia de instalação do Pixel do Facebook com o Google Tag Manager para reinstalar a sua Tag.

IMPORTANTE: antes de reinstalar o Pixel do Facebook, é necessário deletar o código de monitoramento que já está no html do seu site.

Fiz a instalação e ainda estou tendo problemas!

Fazendo a instalação usando "plataforma de parceiros", o Facebook vai gerar uma Tag dentro do Google Tag Manager.

Tag do Pixel do Facebook

Para verificar se está tudo funcionando abra o Google Tag Manager:

  • Entre no Espaço de Trabalho;
  • Clique em Visualizar;
  • Abra o seu site;
  • Veja na aba do Debugger se a tag do Facebook tem a mensagem Succeded.

Pixel do Facebook funcionando

Se a mensagem Suceeded aparece deveria estar funcionando. Atualize a página do Gerenciado de Eventos do Facebook e veja se o status está "ativo". Se a mensagem "o seu pixel do fabebook está inativo" ainda está aparecendo clique em Diagnóstico.

Pode ser que atrase um pouco e o Facebook mude o status depois, mas se a ferramenta de Diagnóstico diz "Não há problemas com seu Pixel" aguarde 24h.

Volte no dia seguinte e cheque se os dados estão chegando na Visão Geral e no Facebook Analytics.

Se, ainda assim, o status "o seu pixel do fabebook está inativo" persiste, delete a tag do Pixel do Facebook do Google Tag Manager.

Volte ao Gerenciador de Eventos do Facebook e atualize a página. Inicie novamente a configuração do Pixel, mas dessa vez clique em Instalar manualmente.

  • Copie o código html;
  • Abra o Google Tag Manager;
  • Vá até Espaço de trabalho > Tags > Nova;
  • Clique em Configuração da tag > HTML personalizado ;
  • Cole o código do Pixel do Facebook;
  • Clique em Acionadores > All Pages;
  • Dê um nome a Tag e clique em Salvar;
  • Clique em Visualizar;
  • Abra o seu site e cheque se a Tag que você fez agora aparece com a mensagem Succeded no Debugger;
  • Se sim, volte ao Google Tag Manager, feche o modo de visualização e clique em Enviar;
  • Envie a Tag ;
  • Volte ao Gerenciador de Eventos no Facebook;
  • Clique em Diagnosticar e veja se está tudo certo;
  • Cheque se o status abaixo do PageView está ativo.

Pixel do Facebook ativo

De novo, pode ser que tenha um atraso na ativação do status, é bom esperar 24h para checar se os dados estão chegando nos relatórios. Você pode também utilizar a aba de Eventos de teste para checar se o Facebook está reconhecendo não só a visualização de página, como também outros eventos dentro do site.

Espero que esse guia seja útil. Se mesmo depois de tudo isso o problema persistir pode ser que o Facebook esteja fazendo algum tipo de atualização no sistema que deixa o Pixel temporariamente fora do ar. Espere mais alguns dias e cheque novamente. Em caso de dúvidas fique à vontade para comentar abaixo!

Até mais! 

 

Está precisando de um site?