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Como instalar e configurar o Pixel do Facebook no Tag Manager
Bem-vindo ao nosso tutorial sobre como instalar o Pixel do Facebook no Tag Manager e configurá-lo. Hoje, vamos te mostrar um passo a passo para usar o pixel do Facebook nas suas estratégias de marketing digital.
Índice
- Porque instalar o Pixel do Facebook no Tag Manager
- Como instalar o Pixel do Facebook
- Como testar o Pixel do Facebook
- Como configurar eventos no Pixel do Facebook
- Como desativar o Pixel do Facebook
- Por que usar o Pixel do Facebook?
Vídeo tutorial
Lembrando que se você ainda não sabe usar o Tag Manager, nós montamos um manual completo aqui que vai ser pré-requisito para instalar o seu Pixel do Facebook, ok? Então vamos lá!
Por que instalar o Pixel do Facebook no Tag Manager
Diferente da instalação manual no código fonte o Tag Manager oferece uma instalação mais rápida, sem depender da ajudar de desenvolvedores ou de mexer no código fonte do site.
Além disso, o Tag Manager tem um modo de Visualização que permite detectar problemas no Data Layer. Isso ajuda a entender se o Pixel do Facebook está funcionando de maneira correta e os dados estão sendo coletados como previsto.
Como instalar o Pixel do Facebook
Existem duas formas de instalar o Pixel do Facebook no Tag Manager. Para começar, abra o gerenciador de eventos no Facebook Business e o Tag Manager.
No Gerenciador de eventos clique em:
- Fontes de dados > criar um pixel.
- Nomeei o pixel e inclua o domínio do seu site.
Feito isso, a página de configuração vai abrir. É aqui que você tem suas possibilidades: ou configurar o Pixel dentro do Facebook, ou faze-lo no Tag Manager.
O jeito mais fácil é fazer pelo Facebook, é só:
- Clique em Adicionar código usando uma integração de parceiros.
- Selecione Gerenciador de tags do Google.
- Clique em Continuar.
- Selecione a sua conta do Google que tem permissão administrativa do Tag Manager.
- Clique em Permitir.
- Verifique se as informações estão corretas e depois clique em Concluir configuração.
- Se quiser, inclua eventos personalizados (eu prefiro fazer depois).
- Teste na aba de verificação se o pixel está sendo detectado.
Importante: Se o Pixel não estiver funcionando tente desativar o bloqueador de anúncios, carregue a página novamente e veja se o teste registra a Pageview. Caso isso não aconteça, provavelmente você cometeu algum erro na configuração.
Se você instalou dessa maneira, vá ao Tag Manager e veja como o Facebook Business instalou a tag:
A alternativa a esse método seria instalar o pixel pelo Tag Manager.
Você só precisaria copiar o código html do pixel na opção: Adicionar manualmente o código do pixel ao site.
Então vá até o Tag Manager e:
- Clique em tags > nova.
- Selecione configurar tag > html personalizado.
- Cole o código do pixel.
- Acesse Configuração avançadas > opções de disparo da tag > uma vez por evento.
- Feito isso, clique em Acionadores > All Pages > Exibição de página.
- Nomeei e salve a tag.
- Clique em Enviar.
O resultado vai ser o mesmo, mas ao executar percebi logo de cara que o método pelo Facebook foi mais prático, por isso ele fica como minha recomendação.
De qualquer forma nossa tarefa ainda não terminou. Temos que descobrir se está tudo funcionando corretamente.
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Como testar o pixel do Facebook
Agora que o nosso pixel está configurado temos que nos assegurar que os dados estão chegando ao seu destino.
Durante a instalação fizemos um teste para verificar se o pixel estava funcionando. Se ao finalizar o teste ele deu como retorno “Recebendo atividade”, quer dizer que o pixel está funcionando!
Pelo menos em questão de “Visualização de página” que é a função mais básica do pixel do Facebook.
Caso tenha ocorrido algum problema, então o GTM vai te ajudar. Primeiro certifique-se que o pixel está instalado na suas tags do Tag Manager. Depoi clique em Visualizar e acesse o seu site.
A aba de visualização deve estar aberta. Como o Pixel do Facebook dispara ao carregar a página, você deve conseguir visualizar o seu status.
Se o status da tag é “Suceeded”, mas o Facebook não está reconhecendo o status como ativo, então ocorreu algum problema no processo de cadastro da tag.
Nesse caso eu recomendo que você apague a tag do Tag Manager e repita o processo de instalação.
Se o problema persistir então tente instalar de maneira manual o pixel do Facebook e se, ainda assim, não tiver sucesso, entre em contato com o suporte. Eu também fiz um material gratuito que mostra como resolver a maioria dos problemas no Pixel do Facebook.
Como configurar eventos no Pixel do Facebook
Mas e quanto as suas outras funcionalidades?
Você pode utilizar o Pixel do Facebook para rastrear vários tipos de atividade de valor, como adição ao carrinho, preenchimento de formulário e outros tipos de eventos de conversão.
Importante: Antes de começar a configurar eventos, lembre-se de desativar qualquer bloqueador de anúncios do seu navegador.
Para isso basta acessar a aba de configurar no Pixel do Facebook e clicar em Configurar novos eventos.
Um pop-up vai aparecer pedindo que você inclua o URL do seu site e clique em Conectar.
Seu site vai abrir com um overlay do Pixel. Clique em avançar.
No topo superior esquerdo, você vai ver uma caixa com duas opções: rastrear novo botão e rastrear URL.
Rastrear novo botão serve para configurar o rastreamento de botões de conversão no site. Ao clica-lo todos os botões que contém links no site se iluminarão.
Ao selecionar o botão desejado, você precisa configurar a sua função de acordo com as categorias do Facebook Pixel - Selecione um evento > Confirmar.
Depois de registrar todos os eventos de valor clique em Concluir Configuração> Concluir.
Lembre-se sempre de testar os eventos que foram configurados ao voltar para o sistema do Pixel do Facebook. Depois disso, cheque no Facebook Analytics se os dados estão sendo computados.
Como desativar o pixel do Facebook
Caso você precise desativar o Pixel do Facebook, esse processo fica ainda mais fácil utilizando o Tag Manager.
Você só precisa abrir o Tag Manager, acessar Tags no Espaço de trabalho, selecionar o Pixel do Facebook. No topo superior direito, do lado do botão de Salvar tem um simbolo com três pontinhos: clique nesse ícone.
Vai abrir uma aba de configurações com as opções Copiar, Excluir, Pausar entre outras coisas. Se você selecionar Pausar, vai poder desativar, agora, mas ainda pode reativar o Pixel numa ocasião futura, caso queira. No entanto, se você quer desativar o pixel do facebook permanentemente clique em Excluir.
Depois de confirmar sua intenção de excluir, a tag vai desaparecer do seu Espaço de trabalho. Você pode então clicar em Enviar. Para checar se o procedimento deu certo clique em Visualisar no Tag Manager e acessando o seu site para checar se a tag foi mesmo desativada. Outro jeito mais fácil é ir até o Gerenciador de Eventos no Facebook Business e checar se o Pixel do Facebook está desativado.
Para reativar, caso você tenha pausado a tag, é só voltar ao Tag Manager, selecionar a tag, clicar no ícone dos três pontinhos, clicar em Retomar, salvar a tag e Enviar. Se você exclui a tag do pixel, então vai precisar instalar ele de novo do mesmo jeito que nós já discutimos aqui no guia.
Por que usar o Facebook Pixel?
Se você já se deu ao trabalho de ler todo esse tutorial, já deve estar cansado de saber para que serve o Pixel do Facebook, mas nesse capítulo eu gostaria de rapidamente discutir as aplicações do rastreamento de eventos.
A qualidade dos dados afeta muito a nossa análise da taxa de conversão e do ROI de campanha. Poder rastrear os eventos de conversão nos ajuda a tirar mais valor dos dados e assim criar campanhas mais eficientes.
Por exemplo, nós sabemos que um lead que converte num botão está mais engajado do que um lead que simplesmente visualiza uma página.
Podendo separar o joio do trigo, conseguimos fazer campanhas de remarketing muito mais eficientes, mirando apenas nos leads que convertem em eventos, em vez dos turistas que só chegam à minha página, dão uma olhadinha e vão embora.
Claro isso também me ajuda na segmentação já que permite analisar o grupo demográfico dos leads mais engajados e que estão mais no fundo do funil de marketing. Isso é interessante, especialmente se você tem um alto volume de tráfego no site e pode utilizá-lo para criação de “públicos similares”.
Bem, por hoje era isso. Espero que você tenha gostado do conteúdo. Qualquer dúvida ou dificuldade fique à vontade para deixar um comentário que tentarei responder o quanto antes.
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